MINISTÉRIO DIACONAL

O Ministério Diaconal da Igreja Batista em Bom Jardim é  um ministério eclesiástico constituída por diáconos e diaconisas, membros da Igreja local e escolhidos por ela, para desempenhar atividades assistenciais e sociais da Igreja; assessorar o Ministério Pastoral em todas as suas atividades e necessidades; propiciar os meios para o cumprimento da missão da Igreja bem como o aperfeiçoamento da comunhão cristã entre os irmãos.

Esse ministério é de extrema importância para o corpo de Cristo. As qualificações dos diáconos estavam ligados a administração das obras de caridade e negócios da igreja.

A palavra “diácono” vem de Diakonus que em grego significa “servo”. Os diáconos serviam então a igreja de maneira liberar os presbíteros (pastores) para oração e pregação da palavra.

Os primeiros diáconos foram provavelmente os sete escolhidos (Atos:6) para servir a mesa e ministrar as necessidades das viúvas da igreja de Jerusalém.

Para ser um diácono, era necessário além de ser servo, possuir algumas características , são elas:

1 – Boa reputação- Não poderia haver contra o candidato a diácono qualquer tipo de acusação ou transgressões graves. Pelo contrário devem ser homens e mulheres de reputação irrepreensível entre os membros da igreja.

2 – Cheio do Espírito Santo- Os servos de Deus devem ser cheios do Espírito Santo , pois é uma ordem de Deus,para sabermos qual é a sua vontade (Efésios 5:17).

3 – Sabedoria- “ E se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus que a todos da liberalmente”...(Tg: 1 :5)
O bom diácono precisa de sabedoria para lidar com os problemas relacionados a obra de Deus.

Essas são as principais qualidades ou características de pessoas que exercem, ou aspiram por tal chamado. Acima de tudo nunca devemos esquecer que ser diácono é ser chamado para servir ao próximo.

Objetivos:

•  Estar ao lado do pastor, do ministro e suas famílias em qualquer circunstância.
  •  Preparar e servir a Ceia do Senhor.
  •  Prestar assistência social aos necessitados, idosos e viúvos a serviço da Igreja.
  • Visitar e acompanhar os crentes em dificuldades, sejam elas físicas ou espirituais, auxiliando o serviço do ministério pastoral.

Nosso corpo diaconal é formado por Celso, Manoel Mendes, Diogo, Ivanildo, Luís Carlos, Isabel, Antonia,Gedida e Noemi.